terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SOBRE A META REAL - DÚVDAS

Olá meninas,

Já tinha postado o cardápio e publicado, mas ao ler os comentários vi que minha amiga Rose Light fez uma pergunta, que pode ser dúvida de muitos que lêem o blog: "você faz algum lanche entre as refeições?"
Respondendo: O Método Tático de Reabilitação Meta Real recomenda apenas 3 refeições diárias completas (com todos os grupos de alimentos) com intervalo de 5 a 6 horas entre uma e outra. (ESQUECI DE DIZER QUE PARA QUEM TEM O DIA MUITO EXTENSO, ACORDA MUITO CEDO E CHEGA TARDE EM CASA, PODE FAZER 1 REFEIÇÃO SIMPLES, COM 1 DOS GRUPOS DE ALIMENTOS + HORTALIÇAS A VONTADE, FAÇO ESSA REFEIÇÃO SIMPLES QUANDO ESTOU TRABALHANDO, AGORA QUE ESTOU DE FÉRIAS E ACORDANDO SUPER TARDE, NÃO PRECISO DELA). Isso porque o Meta Real trabalha com o resgate dos sinais do corpo (por isso reabilitação). Os sinais de saciedade e de fome física geralmente estão esquecidos no caso do gordinho, que come o tempo todo, mesmo sem ter fome. A saciedade também não é respeitada e as pessoas se empanturram de comida, por isso engordam.
A saciedade, cientificamente comprovado, é um sinal emitido pelo nosso corpo ao cérebro em cerca de 19 e 20 minutos do primeiro bocado.

Vejam esse trecho que retirei de um site (fonte citada logo abaixo do texto):

"Para onde vão os sinais gerados no organismo para controlar a fome e a saciedade?Mas por que as outras dietas, métodos e reeducação indicam comer a cada 3 horas? Porque estes métodos trabalham com a prevenção da fome, diferente do Meta Real, onde você espera a fome verdadeira aparecer. A fome física é a fome para nutrir o corpo, quando ele precisa se abastecer para desenvolver suas funções vitais. No entanto as pessoas comem por fome psicológica, fome nutricional (sentem fome porque não ingerem todos os nutrientes necessários) e outras, o que faz o corpo engordar.


Os sinais de fome e saciedade vão para o hipotálamo, uma estrutura cerebral que analisa e gera as respostas apropriadas.

O hipotálamo é um centro de processamento de informações que recebe os vários tipos de sinalizações como a concentração de nutrientes (entre eles, os níveis de glicose no sangue) ou o grau de distensão do estômago. Os níveis de hormônios como a colecistocinina (produzida pelo intestino) e a leptina (produzida pelo tecido adiposo) também são analisados. Com essas informações o hipotálamo produz comandos para a procura e ingestão de alimento e, ainda, prepara o trato gastrointestinal para receber e processar o alimento."

http://www.ibb.unesp.br/museu_escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_digestorio1.htm

Aí vocês podem perguntar: "mas ficar 5 horas sem comer! você não sente fome?" Sinto sim, às vezes sinto fome psicológica, mas logo passa, então percebo que não era fome de verdade. Geralmente essa fome aí vem nos horários que eu estava acostumada a comer, por exemplo: todos os dias às 18h eu lanchava no meu serviço, estando ou não com fome... meu organismo estava acostumado com essa rotina, então tem dias que nesse horário pontualmente: sinto fome psicológica...rs, mas isso não tem ocorrido mais com frequência, foi mais no começo mesmo. Agora fico bem! Se sinto vontade de comer algo (as pessoas também confundem a fome com a vontade de comer...rs) guardo para a fome física.
Tem vezes que não sinto nem a fome física (sensação de vazio no estômago, mal estar). Hoje por exemplo, já estava na hora de jantar e eu não estava com fome! Nem consegui comer toda a comida, deixei mais da metade no prato.
O Método garante que se você fizer as refeições com todos os grupos dos alimentos do disco alimentar (Reguladores, Cosntrutores, Energéticos) não sentirá fome física. Eu sou prova disso! Já faz 44 dias que sigo o Método e vocês podem ver isso nas minhas refeições (posto os cardápios todos os dias) e emagreci com saúde, mais importante, comendo o que gosto e tenho na minha casa. Não preciso fazer uma refeição pra mim e outra diferente para a família, como acontecia antes.
Se tiverem dúvidas, visitem o site
http://www.metareal.com.br. A primeira palestra é gratuita, para a pessoa conhecer o método.
Gente, não estou fazendo propaganda, apenas respondendo as dúvidas das amigas, mesmo porque não trabalho pra Meta Real, mas gosto tanto do método que recomendo pra quem quiser fazer.
beijos,
Ca.

domingo, 9 de janeiro de 2011

DICAS DE ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR EM CASA!


Além do básico (arroz, feijão, macarrão, etc...etc...) alguns alimentos podem "nos salvar" quando se trata de Reeducação (ou Reabilitação) Alimentar, pois além de saciar a nossa fome, eles não nos fazem engordar, quando ingeridos com moderação, é óbvio.


Essa é minha listinha básica, mas acrescentarei outros ítens.

Quem tiver dicas e quiser colocar nos comentários, agradeço!


LISTA DE ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR EM CASA!

FRUTAS, MUITAS FRUTAS!!! Nesta cesta temos mamão + banana + maçã + laranja + manga + pêssego (foi a minha feirinha de domingo...rs) - Mas vc pode colocar quantas mais quiser.

 MAIS FRUTAS...rsrsrs AMEIXAS (AMOOOO) - não dá pra colocar na cesta porque elas amassam, então fotografei depois.

LEITE DESNATADO ou semi.

GRÃO DE BICO EM LATA. Gosto sempre de ter em casa, pois confesso que não tenho paciência para cozinhar o grão. Então, para uma refeição rápida é só abrir a latinha e incrementar sua salada!

ADOÇANTE.

CHANTILLY. Esse de caixinha é só bater na batedeira bem gelado e rapidinho está pronto! É ótimo para acompanhar o cafézinho ou cappuccino. Também vai bem com morangos e outras frutas picadinhas. Em bolos, tortas...rsrsrs. Mas não pode exagerar! Na Meta Real são apenas 2 colheres medidas (2 colheres de sobremesa).


Cappuccino light! Adoooooooro. Este vem em sachês, na medida certa!


Pão de forma light. Também compro as versões integrais, mas esse é pra quando bater aquela vontade do pão de forma branquinho...rs


Gelatina Diet e Gelatina Light. São boas pedidas para a fominha que sinto no final da tarde. Também é ótima para enganar a vontade do doce. Às vezes coloco maçã picada ou pêra, antes de endurecer.




Café solúvel para acompanhar o leite desnatado ou para beber puro! Tudo de bom...


Maionese light. Excelente para acompanhar sandubas!!!




Suco Fit ou Clight... quem lê este blog e acompanha meus cardápios já percebeu que ele está sempre presente!




Chás. Não sou fã de chá, mas às vezes tomo de manhã ou no final da tarde, mas confesso que chá com adoçante não é gostoso...rsrsrs (Tudo pelo corpithu magro, esbelto e gostoso...rsrsrs)




Arroz Integral. Sei de todos os benefícios que ele traz e principalmente que ele dá uma secada na barriguinha. Apesar de não gostar tanto quanto do branco, vou incluí-lo pelo menos no jantar.




Amêndoas, Castanhas. Excelentes oleagenosas! Elas são gorduras saudáveis. As nozes também são boa pedida, mas devemos comê-las com moderação (como tudo na vida).




Azeite de Oliva Extra-Virgem. Adoro azeite e sinceramente vai bem em todos os pratos. Hoje li na boa forma que ele precisa ser adicionado depois que a comida estiver pronta, do contrário pode ficar mais saturado do que qualquer outro óleo (quando aquecido a uma temperatura maior que 40ºC).






Maçã. Não gostava tanto de maçã, mas aprendi a gostar porque é uma fruta fácil de transportar, não estraga e nem amolece com facilidade, por isso dá pra levar na bolsa. Pra mim é melhor que barrinha de cereal, mais natural, nutritiva, rica em fibras e, portanto, mais saudável. Tem muita água e pouca caloria.... Melhor impossível!



Depois volto com mais fotos... assim que eu fizer as compras, o estoque aqui em casa já precisa ser reabastecido! hahahahahaha