terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SOBRE A META REAL - DÚVDAS

Olá meninas,

Já tinha postado o cardápio e publicado, mas ao ler os comentários vi que minha amiga Rose Light fez uma pergunta, que pode ser dúvida de muitos que lêem o blog: "você faz algum lanche entre as refeições?"
Respondendo: O Método Tático de Reabilitação Meta Real recomenda apenas 3 refeições diárias completas (com todos os grupos de alimentos) com intervalo de 5 a 6 horas entre uma e outra. (ESQUECI DE DIZER QUE PARA QUEM TEM O DIA MUITO EXTENSO, ACORDA MUITO CEDO E CHEGA TARDE EM CASA, PODE FAZER 1 REFEIÇÃO SIMPLES, COM 1 DOS GRUPOS DE ALIMENTOS + HORTALIÇAS A VONTADE, FAÇO ESSA REFEIÇÃO SIMPLES QUANDO ESTOU TRABALHANDO, AGORA QUE ESTOU DE FÉRIAS E ACORDANDO SUPER TARDE, NÃO PRECISO DELA). Isso porque o Meta Real trabalha com o resgate dos sinais do corpo (por isso reabilitação). Os sinais de saciedade e de fome física geralmente estão esquecidos no caso do gordinho, que come o tempo todo, mesmo sem ter fome. A saciedade também não é respeitada e as pessoas se empanturram de comida, por isso engordam.
A saciedade, cientificamente comprovado, é um sinal emitido pelo nosso corpo ao cérebro em cerca de 19 e 20 minutos do primeiro bocado.

Vejam esse trecho que retirei de um site (fonte citada logo abaixo do texto):

"Para onde vão os sinais gerados no organismo para controlar a fome e a saciedade?Mas por que as outras dietas, métodos e reeducação indicam comer a cada 3 horas? Porque estes métodos trabalham com a prevenção da fome, diferente do Meta Real, onde você espera a fome verdadeira aparecer. A fome física é a fome para nutrir o corpo, quando ele precisa se abastecer para desenvolver suas funções vitais. No entanto as pessoas comem por fome psicológica, fome nutricional (sentem fome porque não ingerem todos os nutrientes necessários) e outras, o que faz o corpo engordar.


Os sinais de fome e saciedade vão para o hipotálamo, uma estrutura cerebral que analisa e gera as respostas apropriadas.

O hipotálamo é um centro de processamento de informações que recebe os vários tipos de sinalizações como a concentração de nutrientes (entre eles, os níveis de glicose no sangue) ou o grau de distensão do estômago. Os níveis de hormônios como a colecistocinina (produzida pelo intestino) e a leptina (produzida pelo tecido adiposo) também são analisados. Com essas informações o hipotálamo produz comandos para a procura e ingestão de alimento e, ainda, prepara o trato gastrointestinal para receber e processar o alimento."

http://www.ibb.unesp.br/museu_escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_digestorio1.htm

Aí vocês podem perguntar: "mas ficar 5 horas sem comer! você não sente fome?" Sinto sim, às vezes sinto fome psicológica, mas logo passa, então percebo que não era fome de verdade. Geralmente essa fome aí vem nos horários que eu estava acostumada a comer, por exemplo: todos os dias às 18h eu lanchava no meu serviço, estando ou não com fome... meu organismo estava acostumado com essa rotina, então tem dias que nesse horário pontualmente: sinto fome psicológica...rs, mas isso não tem ocorrido mais com frequência, foi mais no começo mesmo. Agora fico bem! Se sinto vontade de comer algo (as pessoas também confundem a fome com a vontade de comer...rs) guardo para a fome física.
Tem vezes que não sinto nem a fome física (sensação de vazio no estômago, mal estar). Hoje por exemplo, já estava na hora de jantar e eu não estava com fome! Nem consegui comer toda a comida, deixei mais da metade no prato.
O Método garante que se você fizer as refeições com todos os grupos dos alimentos do disco alimentar (Reguladores, Cosntrutores, Energéticos) não sentirá fome física. Eu sou prova disso! Já faz 44 dias que sigo o Método e vocês podem ver isso nas minhas refeições (posto os cardápios todos os dias) e emagreci com saúde, mais importante, comendo o que gosto e tenho na minha casa. Não preciso fazer uma refeição pra mim e outra diferente para a família, como acontecia antes.
Se tiverem dúvidas, visitem o site
http://www.metareal.com.br. A primeira palestra é gratuita, para a pessoa conhecer o método.
Gente, não estou fazendo propaganda, apenas respondendo as dúvidas das amigas, mesmo porque não trabalho pra Meta Real, mas gosto tanto do método que recomendo pra quem quiser fazer.
beijos,
Ca.

6 comentários:

  1. amei seu blog , passarei a te seguir ok...

    ResponderExcluir
  2. Oi Cátia.
    Conheci seu blog pela indicação da Rose ligth! ela sabe que eu fico super perdida nos cardápios, e me indicou seu blog como exemplo pra dar uma olhada.
    Gostei muito de conhecer seu canto. Estou seguindo você tá?!!!
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. O meta real é muito bom msm, o legal é q da pra comer de tudo né?
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Catia, estou seguindo o teu blog, entrei a pouco na blogosfera hehe..
    Eu não consigo ficar sem um lanchinho entre as refeições, mas sempre tive curiosidade sobre o Meta Real, pena que na minha cidade não tem reuniões, seria legal de conhecer.
    Vamos nos falando, beijooss Vane

    ResponderExcluir
  5. Oii! Mto interessante o sistema do meta real, o fato de descobrirmos quando é fome real ou fome piscologica nos ajuda nessa reeducação aliemntar! Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Assim que seu comentário for aprovado aparecerá no blog. Beijos, Ca.